17 de agosto de 2014

Cotidiano

Hoje eu acordei e não levantei. Não quis levantar. Há meses não tenho vontade de levantar. Fingi que dormia para mim mesmo, uma tentativa para que a cabeça comprasse a ideia e adormecesse novamente. Não funcionou. Mas ainda assim, não levantei. Peguei o celular ao lado do travesseiro e vi as horas. Não que fizesse alguma diferença, fosse quatro da manhã ou quatro da tarde, nenhuma das duas opções seriam exatamente uma motivação. Fiz por automatismo. Vi que já passava do meio-dia. Eu sentia fome, mas não tinha muita vontade de comer. Isso envolveria se levantar da cama e isso estava completamente fora de questão. Não levantaria mais, ficaria ali deitado até que algo acontecesse.
E essa é a parte em que você se questiona "como assim até que algo acontecesse?" ou ainda "mas não vai fazer nada para mudar?".
Basicamente, se as pessoas não estão felizes com determinada situação, elas buscam mudanças, algo que melhore tal momento. Ao menos na maioria das vezes. Claro que há as que reclamam pelo prazer de reclamar, quando não possuem intenção nenhuma de mudar coisa alguma, pois o objetivo não é buscar certa mudança, mas apenas reclamar, jogar palavras fora, gastar saliva, ficar com a garganta seca.
E é esse tipo de pessoa que você pensa que este narrador é. Dos que cospem palavras. E é sempre mais fácil julgar a aparência ("soa apático, um tanto melancólico, desanimado, desmotivado, um tanto sem vontade de nada") do que se dar ao trabalho de, no mínimo, sei lá, imaginar o porquê de alguém se encontrar neste estado descrito. Pois é. É o que todos fazem e você, e me dando ao direito de generalizar, é só mais um nesse todo.
E quando alguém não consegue mudar? É. Simplesmente, não consegue. Quer, tem desejos a realizar e sonhos a alcançar. Mas não consegue. Algo alheio impede, alheio a vontade do alguém, uma vontade maior do que ele pode controlar. Uma vontade em não ter vontades ou ânimo suficiente para realizar qualquer coisa que seja. E não, não é frescura. É algo pelo qual simplesmente você não controle algum. É algo que você não tem controle.
Estranho pensar que alguém não tem controle sobre o que sente, mas, acredite, existe. Aos montes. Sim, é estranho. Mas mais estranho pra quem se sente assim e não sabe o que fazer é ainda tem que lidar com a incompreensão alheia, ouvindo coisas do tipo "você tem que se animar!", "não adianta ficar assim, tem que ser positivo!", "tem que dar a volta por cima!".
Não seja cruel. Não seja desumano. Não é uma escolha se sentir assim. Ninguém em sã consciência escolheria se sentir assim. A depressão não é uma brincadeira, não é uma frescura; é uma doença que precisa de tratamento e acompanhamento.
A depressão não é uma escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário